eichengreen186_Bettmann  Contributor_biden carter Bettmann / Contributor

Será que Joe Biden é mesmo o novo Jimmy Carter?

FLORENÇA – Ultimamente, tornou-se moda o ato de comparar o presidente dos EUA Joe Biden de 2023, ao antigo presidente Jimmy Carter de 1979. Tal como os acontecimentos de 1979 condenaram as esperanças de reeleição de Carter no ano a seguir, há quem diga que os desenvolvimentos em 2023 afundaram efetivamente a candidatura de Biden a um segundo mandato em novembro.

O mais óbvio é que tanto Carter como Biden enfrentaram um problema de inflação desmoralizante. Mas a inflação na era Carter foi muito pior: em novembro de 1979, um ano antes das eleições, a inflação dos preços no consumidor nos Estados Unidos era de 12,6%. Em contrapartida, nos 12 meses que terminaram em novembro de 2023, a inflação dos preços no consumidor foi de uns modestos 3,1%. Mas a inflação continua a ser uma responsabilidade política para Biden, independentemente de o fenómeno ser agora, em grande parte, algo do passado.

Em segundo lugar, Biden, tal como Carter antes dele, deu carta branca à Reserva Federal para resolver o problema. Carter nomeou Paul Volcker para presidir ao Conselho da Reserva Federal dos EUA, devido, em grande parte, às credenciais de Volcker no combate à inflação, sabendo que ele iria aumentar as taxas de juro. Apesar dos avisos do seu conselheiro político, Bert Lance, de que a nomeação de Volcker arruinaria as perspetivas de reeleição do presidente dos EUA, Carter deixou Volcker trabalhar à vontade. A abordagem de Carter, de não intervenção, durante o período que antecedeu as eleições foi bastante diferente da de alguns dos seus antecessores, em particular de Richard Nixon antes das eleições de 1972.

https://prosyn.org/8ioKb1Npt